A Casa de Vovó Dedé

A Casa de Vovó Dedé é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1993 na Barra do Ceará, em Fortaleza/CE. Com a missão de promover o desenvolvimento humano, pessoal e profissional, por meio da arte, cultura e educação de crianças e jovens — com faixa etária entre seis a vinte e nove anos — em situação de vulnerabilidade social. Por meio de atividades e projetos totalmente gratuitos.

A instituição que tem a música como pilar, oferta nesse âmbito dezesseis cursos, entre cordas dedilhadas e friccionadas, sopro e outros. Desenvolve formações de grupos musicais e apresentações buscando sempre a participação dos alunos, professores e convidados, o que contribui para o aperfeiçoamento musical de todos. Colabora para o crescimento de seus alunos e professores, através de eventos elaborados pelos jovens dos diversos setores de atividades da instituição. Além de promover a disseminação da arte e cultura, a OSC – Organização de Sociedade Civil, oferta capacitações na área da tecnologia, por meio de oficinas e cursos como: audiovisual, animação, design gráfico, fotografia, entre outros. Atua como um importante canal de fomento e divulgação da cultura da nossa comunidade através da produtora de audiovisual, da TVDD, da Rádio Vovó Dedé e do Estúdio Casa Animada.

Atualmente a Casa trabalha com o objetivo de conquistar sua autosustentabilidade, construindo caminhos para adquirir os recursos necessários para seu custeio e investimentos, através da comercialização de serviços produzidos pelos jovens egressos das atividades desenvolvidas pela instituição. Esse modelo permite que toda uma cadeia produtiva gerada pela prestação desses serviços seja remunerada e os recursos excedentes sejam destinados aos trabalhos da OSC, gerando assim oportunidades de trabalho e renda a muitos dos jovens assistidos; além de permitir que a instituição sobreviva, cumprindo sua missão, com seus próprios recursos.