VVDD Virtual

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) VVDD Virtual Plataforma de Ensino a Distância em Números.

Foram disponibilizados 11 cursos: Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Saxofone, Teoria Musical, Violão Iniciante, Violão Fingerstyle, Violão – Técnica Violonística, Harmonia Aplicada ao Violão, Violino e Canto Infantil, alcançando em torno de 420 alunos. Essas aulas foram desenvolvidas por nosso corpo pedagógico e totalmente produzidas na Casa por jovens do Núcleo de Produção de Audiovisual da instituição.

Com a produção das aulas para a nossa plataforma de EAD conseguimos beneficiar durante todos o ano 80 alunos oriundos do curso técnico de produção de audiovisual que participaram ativamente de todas as fases de produção dos vídeos, tais como; Elaboração de roteiro, captação de imagens, cinegrafia, captação de áudio e sonoplastia, iluminação cênica, direção de TV, edição de vídeo, pós-produção, entre outros.

Em média, cada curso teve um total de 12 aulas, que foram divididas em 3 módulos. A dinâmica dos cursos possibilitou o acompanhamento contínuo do estudante, permitindo o seu desenvolvimento da forma mais didática possível. Vale destacar que todos os cursos da VVDD Virtual estão fundamentados na pedagogia socioconstrutivista, em que o conhecimento é entendido como algo social que é construído com base nas situações e nas relações estabelecidas com conhecimentos pré-existentes. Nessa pedagogia de educação a distância, assim como na modalidade presencial, o professor assume papel de guia, sendo também o ajudante e parceiro que auxilia o aluno na construção do conhecimento. Assim, esse modelo de ensino tem como foco a orientação e a avaliação de tarefas autênticas realizadas em contextos realistas.

Com base nessa orientação metodológica, para acompanhar os cursos no AVA VVDD Virtual, foi necessário que os alunos: (I) assistissem aos vídeos disponibilizados quinzenalmente, (II) interagissem com o professor por meio de mensagens, tirando dúvidas ou compartilhando alguma informação adicional, caso necessário, (III) enviassem vídeo e/ou áudio do estudo realizado, (IV) vissem o feedback do professor e (V) enviassem novo vídeo de acordo com as sugestões e orientações recebidas. Para acessar esse ambiente virtual de aprendizagem o aluno teve que se matricular no curso desejado e possuir acesso à um aparelho conectado à internet, bem como uma conta de e-mail ativa.

Considerando o perfil socioeconômico dos assistidos, a Casa de Vovó Dedé também disponibilizou uma sala de estudo na instituição que contou com computadores com acesso à internet para que os alunos matriculados assistissem aos vídeos e utilizassem o AVA VVDD Virtual. Esse espaço físico de apoio estudantil esteve aberto durante os horários de funcionamento da Casa e pôde ser utilizado por qualquer aluno matriculado mediante o agendamento prévio.

Considerando a rotina de estudo dos alunos e também a quantidade de exercícios propostos em cada vídeo, as aulas foram lançadas de 15 em 15 dias, possibilitando, assim, um maior intervalo para que os alunos assistissem ao vídeo mais de uma vez, tirassem todas as dúvidas com os professores e interagissem com os colegas sobre o que estavam estudando. Devido às restrições e medidas sanitárias, os cursos de sopro, de teoria e de canto tiveram prioridade no lançamento no ambiente.

Com o cenário sanitário ainda um tanto delicado, o projeto VVDD Virtual tende a se expandir cada vez mais, disponibilizando novos cursos de diferentes níveis e acolhendo novos alunos. Atualmente, além dos cursos em exibição, outros 11 encontram-se em edição, sendo todos eles, continuidade dos anteriores, a saber, Flauta Doce II, Flauta Transversal II, Clarinete II, Saxofone II, Teoria Musical II, Canto II, Violino II, Violão Básico II, Violão Fingerstyle II, dentre outros.

Com o cenário sanitário ainda um tanto delicado, o projeto VVDD Virtual tende a se expandir cada vez mais, disponibilizando novos cursos de diferentes níveis e acolhendo novos alunos. Atualmente, além dos cursos em exibição, outros 11 encontram-se em edição, sendo todos eles, continuidade dos anteriores, a saber, Flauta Doce II, Flauta Transversal II, Clarinete II, Saxofone II, Teoria Musical II, Canto II, Violino II, Violão Básico II, Violão Fingerstyle II, dentre outros.

Aulas de Música Presenciais

Em 2020 a Casa de Vovó Dedé proporcionou aulas presenciais individuais para alguns cursos, obedecendo a todos os protocolos de segurança determinados pelas autoridades sanitárias, com o objetivo de beneficiar algumas crianças e jovens cuja vulnerabilidade estivesse mais agravada. A seleção se deu seguindo o critério de necessidade de cada aluno. Para muitos a Casa significa um lar, segurança de se alimentar, proteção, acolhimento, e foi a partir desse critério que construímos as condições para que aproximadamente 200 crianças e jovens pudessem ter aulas presenciais permitindo um monitoramento melhor de suas necessidades. Os instrumentos escolhidos foram, violão, piano, violino, violoncelo, contrabaixo e viola.