O Festival Internacional de Música Instrumental – FIMI – pretende consagrar-se no calendário cultural de Fortaleza, como um evento que busca celebrar a música erudita instrumental e contemporânea em seus diferentes estilos. O evento que acontece anualmente, apresenta concertos de artistas locais, nacionais e internacionais de primeira grandeza, ao lado de uma programação de cursos e oficinas. O Festival é idealizado e promovido pela Casa de Vovó Dedé, instituição com um trabalho reconhecido na formação da música instrumental para crianças e jovens. Além de Fortaleza, o evento poderá ocorrer também em mais um município do estado do Ceará, e contará com a parceria da Secretaria da Cultura (Secult) e o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Eixos
Atrações Musicais
Durante os quatro dias do Festival circularão pela cidade de Fortaleza e um município do estado do Ceará, apresentações de artistas da música instrumental erudita e contemporânea da cena local, estadual e nacional. Com programação gratuita e de livre acesso.

Oficinas e Master Class
Além das apresentações musicais, o Festival Internacional de Música Instrumental – FIMI – também oferecerá Oficinas e Master Classes gratuitos, realizadas na Casa da Vovó Dedé, abertas à músicos profissionais e em formação, ministradas por instrumentistas que farão os shows do Festival além de outros musicistas convidados.

Concurso de Música Jovens Talentos
Concurso nacional para jovens solistas dos mais diversos instrumentos.

O FIMI em Números
400 Hora-Aulas
10 Apresentações Musicais
10 Cursos de Formação
01 Concurso de Novos Talentos
01 Oficina de Musicografia Braille

Acessibilidade
O FIMI contará em toda a sua programação artística com livre acesso. As ações de formação também serão gratuitas, contudo, com vagas limitadas para garantir a qualidade do ensino-aprendizagem dos participantes e ocorrerão na sede da instituição.

Democratização ao Acesso
Toda a programação do Festival é aberta ao público. Haverá prioridade aos músicos formados – e em formação – para as oficinas e master classes. A público, em geral, terá livre acesso aos concertos musicais.

Impacto Ambiental
O Festival trará ações práticas de redução do impacto por meio do Gerenciamento de Resíduos Sólidos em todos os eventos que o compõe. A iniciativa pretende estimular a prática de ações de sustentabilidade econômica e ambiental resultante da coleta de lixo reciclável durante a programação artística do festival.

Ao final, todo o lixo coletado será destinado aos recicladores locais no intuito de contribuir para a geração de renda para estes trabalhadores, além de estimular formas associativas e cooperativas para futuros empreendimentos comunitários.