A Casa de Vovó Dedé, além dos seus cursos e atividades assistenciais, desenvolve uma série de projetos especiais visando à dinamização de suas atividades. Em sua linguagem, projeto significa mudança, inovação, comprometimento com novos horizontes. É um verdadeiro grito de não ao conformismo, uma clara intenção de novos passos a serem dados.
Os principais projetos especiais desenvolvidos pela Casa de Vovó Dedé são:


O Concurso de Música Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa nasceu em 2013, com o objetivo de criar um espaço onde jovens músicos solistas pudessem apresentar o resultado de seus estudos nos mais diversos instrumentos, ao tempo em que se tornasse um importante estímulo para seus aprendizados. Idealizado pela Casa de Vovó Dedé o concurso traz o nome do seu fundador, prestando assim uma justa homenagem.


A Casa de Vovó Dedé, seguindo sua missão de contribuir na formação, apoio e divulgação das diversas manifestações artísticas e culturais da nossa região, criou o Projeto Revelarte. Esse é um portal de comunicação desenvolvido pela instituição para os artistas cearenses, ou outros vindos de diversos cenários musicais.


O projeto Mestres e Trovas é um empreendimento da Casa de Vovó Dedé no campo da educação e da cultura, que visa homenagear homens e mulheres que dedicam suas vidas a construir um Ceará melhor, mais justo e mais encantador. O projeto tem como objetivo principal permitir aos nossos alunos e à sociedade cearense conhecer a riqueza de nosso povo pelo exemplo de seus mestres regionais.


A Casa de Vovó Dedé desenvolve, através da TVDD, o projeto “Acorda – Nós em rede”, que consiste na produção e veiculação de um programa de TV semanal com o objetivo de informar, divulgar e debater os mais variados temas importantes para a sociedade. Desse modo, todos podem ter acesso à informação correta e democrática, onde todas as correntes de pensamento tenham igual espaço para divulgar suas ideias.


O Festival Internacional de Música Instrumental – FIMI – pretende consagrar-se no calendário cultural de Fortaleza, como um evento que busca celebrar a música erudita instrumental e contemporânea em seus diferentes estilos. O evento que acontece anualmente, apresenta concertos de artistas locais, nacionais e internacionais de primeira grandeza, ao lado de uma programação de cursos e oficinas.


Brasil Encanto é um programa musical desenvolvido e executado pelo Núcleo de Produção de RTVCA e da TVDD, setores responsáveis pela produção, veiculação e divulgação dos projetos da Casa de Vovó Dedé. Exibido pela TVDD – a TV Web da Casa de Vovó Dedé – com o objetivo de divulgar o melhor da música brasileira, como o Samba, o Chorinho, a Gafieira, entre outros gêneros.


Prosearte é um projeto de formação, incentivo, divulgação de obras literárias e escritores; sejam amadores, profissionais, ou ainda aficionados pelo campo da literatura. O Projeto foi idealizado pela Casa de Vovó Dedé, instituição responsável pela sua implantação e gerenciamento, estando sob a curadoria do Prof. Dr. Ewelter Rocha.


O Programa Sons da Casa é fruto de um trabalho coletivo que envolve os diversos setores da instituição. A partir de investimentos feitos em equipamentos e da qualificação da equipe técnica, tornando a infraestrutura compatível com qualquer tipo de emissora ou produtora brasileira, a produtora da Casa conquistou um nível de excelência nas execuções e gravações dos musicais promovidos pela instituição.


A Casa de Vovó Dedé promoveu em 2020 a Primeira Edição do Festival Aralume. Celebração! Seja essa talvez a palavra que melhor descreva o Festival Aralume, evento que integrou os diversos cursos da Casa de Vovó Dedé e que culminou com a gravação da quarta edição do show Sons do Nordeste.


O Projeto Palco Aberto representa mais um espaço para formação e divulgação de projetos musicais. Neste projeto, a Casa de Vovó Dedé busca contemplar o artista musicista que já possui uma inserção na cena musical do estado, o Palco Aberto é um espaço para potencializar os trabalhos de musicistas que já estão na “estrada”, essa atividade enriqueceu em muito a formação dos jovens músicos da Casa que tiveram a oportunidade de interagir com grandes artistas.


Sons do Nordeste é um projeto da Casa de Vovó Dedé que faz parte do núcleo de música brasileira, sua culminância é um show realizado na Sala de Concertos da Casa, contudo todo o processo de preparação e produção do mesmo consiste em um processo formativo que engloba vários setores da instituição que vai desde alunos e professores de música até técnicos de som e luz, produtores, animadores, equipe de produção de audiovisual, entre outros.


O projeto bem fazer é uma inciativa da Casa de Vovó Dedé que tem por missão divulgar as boas ações de pessoas e entidades cearenses e assim estimular cada vez mais a prática do bem. O objetivo do projeto é de divulgar iniciativas comprometidas com a transformação social, com o meio ambiente e com a educação humanitária.


O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) VVDD Virtual Plataforma de Ensino a Distância em Números. Foram disponibilizados 11 cursos: Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Saxofone, Teoria Musical, Violão Iniciante, Violão Fingerstyle, Violão – Técnica Violonística, Harmonia Aplicada ao Violão, Violino e Canto Infantil, alcançando em torno de 420 alunos.