Geração de Conteúdo

Núcleo de Produção de Rádio, TV, Cinema e Animação

O Núcleo de Produção de Rádio, Televisão, Cinema e Animação da Casa de Vovó Dedé foi criado com o objetivo de ser um dos principais pilares do projeto de autossustentabilidade da Instituição.

A partir da formação técnica e da profissionalização de jovens, por meio dos cursos ofertados de forma gratuita pela Casa nas diversas áreas da cadeia produtiva de audiovisual, e entendendo que a criação do Núcleo poderia se tornar uma opção de trabalho para esses mesmos jovens, a Casa de Vovó Dedé investiu em toda infraestrutura e em equipamentos para que o Núcleo se tornasse uma excelente opção de mercado para todos os tipos de clientes que necessitem de produtos nas áreas referidas.

Toda a mão de obra utilizada pelo Núcleo de Produção de RTVCA é composta por jovens oriundos dos cursos da Casa de Vovó Dedé, transformando toda teoria recebida em prática para um excelente resultado em cada projeto/produção desenvolvido.

TVDD

A TV da Casa de Vovó Dedé – TVDD – é mais um projeto realizado com o objetivo de capacitar jovens para um ofício, viabilizando assim a transformação social de cada um. Estruturado como um negócio independente desde a idealização, vem implementando um arranjo com funcionamento gerador de economia própria, capaz de subsidiar os jovens que participam de suas atividades funcionais. Na sua maioria composta de alunos selecionados dentre os formados pelos cursos de Audiovisual e Design.

A TVDD atualmente produz uma quantidade diária significativa de conteúdo. Na sua pauta constam gravações internas em estúdio dos mais diversos segmentos; e externas, quando equipes cobrem os grandes eventos culturais da região. O processo de trabalho obedece a todos os padrões de uma emissora de televisão, da pauta à exibição final. Os vídeos são exibidos diariamente na TVDD – a TV Web da casa de Vovó Dedé – no canal Youtube; como também no Facebook e no site.

Os jovens preparam-se para o mercado de trabalho, por meio de experiências reais no ofício. É oferecido todo a aparato tecnológico e estrutural para que seus integrantes tenham a prática necessária. O projeto oferece aos jovens, a oportunidade de conhecimento de uma profissão, inserida numa realidade de mercado das mais significativas. Os integrantes da TVDD são capacitados a trabalharem profissionalmente e mantêm um horário regular, em forma de estágio remunerado.

Rádio Vovó Dedé

A Rádio Vovó Dedé funciona como uma “incubadora de negócios”, ancorada no conceito de fontes capazes na garantia da autosustentabilidade da instituição. A venda de serviços é mais um projeto desenvolvido inteiramente pelos jovens integrantes da Casa, egressos dos cursos de audiovisual. A Rádio tem 24 horas de programação com os mais variados estilos musicais, passeando pela MPB, o Jazz, Bossa Nova, Rock e os Concertos Clássicos.

Os programas são produzidos, gravados e apresentados pelos próprios integrantes do projeto; que diariamente estão em debate para a criação das grades de programação alternativas, sintonizadas com a música e temas relevantes da nossa cultura. A rádio funciona pela internet, tanto pelo site http://www.producoescvdd.com.br/ e pelos aplicativos gratuitos para iOS e Android. Os jovens integrantes são capacitados a trabalharem profissionalmente e mantêm um horário regular, em forma de estágio remunerado.

Estúdio Casa Animada

O Estúdio Casa Animada é formado por jovens egressos dos cursos de animação, audiovisual e design entre outros ofertados pela instituição. O estúdio busca a inserção de jovens da comunidade no mercado da animação publicitária e de curtas-metragens. Nele, o aluno adquire uma vivência real da produção de uma animação.

Os jovens participantes estão envolvidos no desenvolvimento dos trabalhos de modo integral, da concepção à finalização (pré-produção e pós-produção) até a aprovação feita por parte do cliente. O estúdio casa animada possibilita a geração de renda para o jovem. O aluno passa um ano no curso de formação em animação, em seguida é avaliado em suas competências e inserido no estúdio. Nessa inserção ele passa pelas diversas áreas da animação, escolhendo aquela que mais se identifica. Definida essa escolha, cria-se uma linha de produção eficiente visando à captação de clientes. Os jovens integrantes do estúdio casa animada são capacitados a trabalharem profissionalmente em qualquer instância dessa área, e mantêm um horário regular, em forma de estágio remunerado.