Flauta Transversal

A flauta transversal se caracteriza por ter uma embocadura livre (onde o músico não tem um contato direto com o instrumento), e por ser tocada de lado. Essas características tornam esse instrumento mais complexo e exigem uma técnica e esforço maior por parte do instrumentista. O curso é destinado ao público adolescente e adulto. Com o objetivo que consiste em desenvolver nos alunos habilidades relacionadas à prática instrumental.

Dentre os vários aspectos trabalhados durante o curso ressaltamos o desenvolvimento da leitura musical, da criatividade artística e da prática interpretativa individual. Questões como expressividade artística e linguagens musicais são trabalhadas durante as aulas, com uma metodologia que visa transformar o aluno em um intérprete. O conteúdo programático do curso de flauta transversal contempla assuntos diversos, que vão desde a conscientização acerca dos cuidados com o instrumento e seu manuseio até sua plena execução.

No curso o aluno passa por dois momentos de aprendizado: a introdução e o aprimoramento dos aspectos fundamentais da performance do instrumento, compreendendo suas concepções técnicas e estruturais através da interpretação de obras de diferentes gêneros, estilos e períodos; visando à formação do intérprete solista ou músico para os diversos conjuntos musicais. A Casa de Vovó Dedé disponibiliza o instrumento para que os alunos possam estudar e praticar.