O piano é um instrumento musical de cordas percussivas. O som é produzido por peças feitas em madeira e cobertas por um material macio e designados martelos ativados através de um teclado, que tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal, fazendo com que as cordas vibrem e produzam o som.

O curso de piano destina-se a crianças e jovens interessados em aprender os princípios básicos do instrumento e repertório erudito para iniciantes. Este programa foi desenvolvido visando à iniciação ao piano até o nível onde o estudante possa executar o repertório pré-requerido, para o curso de formação continuada. Isso ocorre através do desenvolvimento das habilidades necessárias para o instrumento. Elementos musicais básicos como leitura, rítmica, agógica, fraseado e princípios básicos de técnica; aliados ao estimulo da criatividade e disciplina.

A metodologia proposta é apresentada no formato de uma hora semanal, individual, na qual será cumprido o conteúdo programático e trabalhado o repertório sugerido.

No curso o aluno passa por dois momentos de aprendizado: a introdução e o aprimoramento dos aspectos fundamentais da performance do instrumento, compreendendo suas concepções técnicas e estruturais através da interpretação de obras de diferentes gêneros, estilos e períodos; visando à formação do intérprete solista ou músico para os diversos conjuntos musicais.

A Casa de Vovó Dedé dispõe de diversos pianos, inclusive de cauda. As aulas acontecem em salas apropriadas com horários pré-determinados para os estudos e as práticas dos alunos.