Formação e Teoria Musical

O curso de Formação Musical tem por objetivo iniciar o aluno no conhecimento e compreensão da constituição da música, suas propriedades e características; além dos princípios básicos de notação musical, tonalidade e harmonia. Como também desenvolver a habilidade de percepção e solfejo rítmico e melódico.

As aulas são realizadas de forma dinâmica, interativa e expositiva. Com material didático contendo exercícios temáticos. São utilizados recursos como teclado e arquivos de áudio para as aulas perceptivas. O objetivo é que os alunos adquiram as habilidades cognitivas, sensoriais e perceptivas musicais.

O curso de Formação Musical exemplifica o objetivo maior da instituição: a promoção da formação humana e profissional através da Arte, comprometendo-se com a cidadania e com a justiça social. Através das experiências vivenciadas no curso, os alunos desenvolvem habilidades que vão além das estritamente musicais, aprimorando a capacidade cognitiva, o senso crítico e estético e o raciocínio lógico-matemático.

Aos alunos que manifestam o interesse em seguir profissionalmente na área da Música, o curso fornece uma formação musical de qualidade, contribuindo com o ingresso desses alunos nas instituições de ensino superior. O curso é divido em 4 módulos, onde os alunos aprendem desde as características da música (harmonia, melodia e ritmo) até as noções de harmonia (acordes, cifragem, progressão harmônica). Aulas são demonstrativas e dialogadas e tem como material de apoio roteiros de atividades relacionadas às temáticas específicas de cada aula, contendo um resumo do conteúdo e exercícios.

O processo de avaliação é realizado durante as aulas, de acordo com a participação dos alunos, e também em dias específicos dedicados às provas escritas e orais. As turmas são divididas de acordo com o módulo que o aluno se encontra.