Canto Coral

A Casa de Vovó Dedé também oferece aulas de canto para toda a comunidade, com um grande leque de atividades. Assim, cada criança, jovem ou adulto encontra sua área de afinidade maior. As aulas funcionam no formato de ensino coletivo, com vários alunos desenvolvendo habilidades performáticas vocais em conjunto. A Casa trabalha com ensino de técnica vocal aplicada a repertórios possíveis ao grau de desenvolvimento de cada aluno. A aula é dividida em dois momentos: o primeiro é destinado à técnica vocal, e o segundo ao desenvolvimento e aprendizado de músicas desempenhadas conjuntamente.

A parte de técnica vocal é dividida em relaxamento e alongamento corporal, exercícios respiratórios, exercícios de fonação, vocalização e aprendizado de repertório polifônico. Na parte que compete ao repertório são ensinadas músicas que contenham mais de uma melodia sobreposta (polifonia), exercitando a vertente coral do canto coletivo.

O curso de canto coral erudito e popular é dedicado ao estudo do repertório da música erudita e brasileira, enfocando trabalhos de compositores renomados.

Durante as aulas são trabalhados aspectos relacionados à consciência corporal voltada para a prática do canto, partindo do princípio de que o corpo é um instrumento. São exercitados o alongamento do corpo e a postura, a respiração, a percepção auditiva e a emissão vocal. Com foco na execução de um repertório divido em quatro níveis de dificuldade melódica, harmônica e literária (gramatical).