Cordas Friccionadas

Violino

Criado na Itália, esse é o instrumento de referência da família das cordas. De som mais agudo, o violino é o instrumento de maior familiaridade entre seus pares. Sua sonoridade é necessária em variadas formações e estilos musicais. Na Casa de Vovó Dedé as aulas são ministradas por professores de reconhecida competência. É propósito da Casa disponibilizar o instrumento, assim como cordas e luteria, considerando a dificuldade de acesso por parte dos alunos.

O curso de violino propõe o ensino de solistas bem como a formação de grupos. Tanto o solo como a atividade em conjunto são fortemente embasados em elevadas técnicas fornecidas por mestres de reconhecido mérito. Os métodos consideram não somente a perfeição teórica e prática do instrumento, mas as diversas nuanças do comportamento do músico. A postura, o desenvolvimento racional, a instigação sensitiva, são alguns dos itens referenciais do ensino do violino. Os alunos são estimulados a compreender e executar as obras dos grandes mestres da música, da erudita à popular, desde seus níveis iniciais de aprendizagem. A performance perfeita é o propósito dos que estudam e dos que lecionam o violino na Casa de Vovó Dedé.

Viola

A viola é o segundo instrumento da família das cordas. É muitas vezes confundido com o violino pela semelhança de formato. No entanto, a viola tem um timbre mais rouco e um som mais grave, além de ser pouca coisa maior do que o violino. As aulas de viola são ministradas por professores que objetivam uma aprendizagem dinâmica, seja em seus instantes individuais ou coletivos.

A Casa disponibiliza o instrumento, assim como cordas e luteria, para que os alunos possam estudar e praticar. O curso de viola propõe através de atividades em conjunto, a formação de solistas e, ainda, grupos de música de câmara. Os métodos são definidos a partir de elevado conceito de interpretação para a formação integral de instrumentista como solista ou músico de orquestra.

Violoncelo

Esse instrumento possui diferenças fundamentais em relação ao violino e à viola. A postura para sua execução difere completamente desses outros. Seu som é mais grave. Seu tamanho é expressivo.

O violoncelo não é tão somente um instrumento de acompanhamento de naipes de cordas. É ele mesmo um elemento de solo com sonoridade excepcional. Essa expressividade de solo do violoncelo surge na música a partir dos séculos dezessete e dezoito.

Na Casa de Vovó Dedé, os mestres que impulsionam o estudo do violoncelo consideram com eficiência as suas duas características: o solo e o acompanhamento. Métodos e técnicas são estudados com intensidade, oportunizando ao aluno um perfeito domínio do instrumento. A ele cabe a escolha de sua performance como instrumentista solo ou instrumentista participante dos diversos grupos nos quais o violoncelo é exigido.

Contra Baixo Acústico

O maior instrumento da família das cordas e o mais parecido com o violoncelo. O contrabaixo exige que o músico fique em pé ou em um banco adaptado para o instrumento. Sua técnica é parecida com a do violoncelo, mas o som é ainda mais grave. Na música popular ele pode ser tocado com as mãos, mas como todos os outros de sua família, também possui um arco. Esse instrumento também tem por linha de ensino as características do Núcleo de Cordas Friccionadas.

Na Casa de Vovó Dedé o curso tem como objetivo introduzir o conhecimento técnico do contrabaixo acústico bem como estimular a criatividade artística e o protagonismo individual e coletivo. O conteúdo programático contempla conhecimentos como cuidados e do manuseio do instrumento, trabalho corporal e postural, estudo de teoria musical e técnica do instrumento. As aulas pratico-teóricas coletivas buscam manter o interesse através de jogos musicais e música de câmara. A Casa de Vovó Dedé disponibiliza o instrumento, assim como cordas e luteria, para que os alunos possam estudar e praticar.