O violão é um instrumento de cordas, com uma caixa geralmente feita de madeira, que gera uma acústica facilitando a propagação do som. Um instrumento versátil que pode ser utilizado tanto na música instrumental (orquestras), quanto em acompanhamento da voz (canções solo).

A proposta pedagógica do curso de violão se constrói a partir da noção de que: “A educação musical escolar não visa à formação do músico profissional. Objetiva, entre outras coisas, auxiliar crianças, adolescentes e jovens no processo de apropriação, transmissão e criação de práticas músico culturais como parte da construção da cidadania” (HENTSCHKE; DEL BEN, 2003). Nessa perspectiva, as aulas acontecem em contexto coletivo, mas tomamos como base uma metodologia amplamente discutida em eventos científicos, que tratam especificamente dessa temática. Tocar em conjunto, compor, apreciar, ler música, compartilhar experiências e repertórios ao violão. Esse curso é antes de tudo o despertar para um mundo de possibilidades sonoras colaborativas, a partir de um instrumento presente tanto no universo da música de concerto, como na popular.

No curso o aluno passa por dois momentos de aprendizado: a introdução e o aprimoramento dos aspectos fundamentais da performance do instrumento, compreendendo suas concepções técnicas e estruturais através da interpretação de obras de diferentes gêneros, estilos e períodos; visando à formação do intérprete solista ou músico para os diversos conjuntos musicais. A Casa de Vovó Dedé disponibiliza o instrumento para que os alunos possam estudar e praticar.