Educação

Preparatório Vestibular de Música

Aos alunos que manifestam o interesse em seguir profissionalmente na área da Música, o curso fornece um reforço na formação musical. Abordando o conteúdo necessário para que o jovem consiga sucesso no exame de aptidão musical contribuindo com o ingresso desses alunos nas instituições de ensino superior.

Curso de Inglês

Pensado em uma formação mais completa de seus assistidos, a instituição oferta curso de Inglês. Por se tratar do idioma mais falado no mundo, o domínio do mesmo é fundamental para que os jovens consigam obter bolsa de estudo fora do Brasil, como também uma importante qualificação para enriquecer o currículo, e contribuir para a melhor inserção no mercado de trabalho.

Reforço Para o Enem

O Reforço para o Enem é voltado para jovens com idade entre 17 e 29 anos. O foco do ensino é objetivo, com linguagem propícia, e cada matéria é estudada em forma de revisão geral. As atividades desenvolvidas no curso de reforço para o Enem, ofertado semestralmente pela Casa de Vovó Dedé, têm por objetivo contribuir para que os jovens alunos fiquem preparados e confiantes para realizarem boas provas e conquistarem uma vaga na universidade.

Clube Literário

O Clube Literário da Casa de Vovó Dedé configura-se como um espaço para o diálogo sobre a literatura e outras artes e, consequentemente, sobre diversos aspectos da vida. Nele, os alunos são apresentados a diversos autores e suas obras, tanto da literatura nacional quanto internacional; e estimulados a escrever suas próprias histórias.

Os integrantes do clube reúnem-se para ler, discutir, pensar, conhecer e debater diversos textos literários em um ambiente informal de sala de aula. Além do contato com a literatura propriamente dita, alguns conteúdos que auxiliam na compreensão e na produção literária são trabalhados nos encontros, como: figuras de linguagem, estilística, semântica, elementos da narrativa, tipos de discurso, gêneros literários, entre outros. Outro complemento das aulas é a exibição de alguns filmes e a análise de algumas músicas, que discorrem sobre as temáticas dos textos e das obras literárias estudadas, a fim de explorá-las ao máximo, e exercitar o olhar dos alunos para as múltiplas formas artísticas que conversam com a literatura.

Clube do Conhecimento

O Clube do Conhecimento é um projeto da Casa de Vovó Dedé, que visa contribuir para o enriquecimento cultural dos jovens assistidos pela instituição, por meio da disseminação de conteúdos nas diversas temáticas do conhecimento humano. São encontros semanais onde o jovem é estimulado a pensar, pesquisar, discutir e entender os diversos aspectos do conhecimento humano em suas diversas áreas, ao passo em que vão sendo estimulados a melhor compreenderem o mundo que vivem.

Os conhecimentos são transmitidos de forma geral sem filtros, viés de qualquer natureza, cabendo a cada um construir seu próprio entendimento. Aprendem a conviver com os contrários, o respeito com o próximo, seus direitos e deveres para a construção de uma sociedade justa, democrática e plural.

Esse projeto tem o objetivo elevar a autoestima, e fazer com que os jovens entendam a importância dos reais valores que formam a personalidade de homens e mulheres de bem.

Redação

Considerando a necessidade de maior conhecimento da língua portuguesa, a Casa de Vovó Dedé promove um Curso de Redação que busca o maior conhecimento do idioma. Em profundidade, a formação visa suprir uma demanda intensa que se estabelece atualmente no mercado.

Essa procura é impulsionada pelas provas de vestibular, Enem, Sisu, concursos variados, nos quais as provas de redação tomam caráter decisivo em níveis de aprovação. As redes sociais, conhecidas pela informalidade de suas linguagens, também carecem de estudo apropriado. Enfim, é o domínio da língua portuguesa em suas diversas características e finalidades, o projeto desse curso.

Na formação são feitas as várias comparações linguísticas, e trabalhado um projeto de linguagem tendo o pleno conhecimento e domínio do idioma seu ponto determinante.