Ação Social

Proteção e Atendimento à Família dos Assistidos

A Casa de Vovó Dedé, além de buscar promover a transformação social de seus assistidos, tem como premissa fomentar o engajamento das famílias dos alunos, acreditando que somente com a união entre a instituição e as famílias os melhores resultados possam ser alcançados.

Essa ação mais próxima aos familiares visa conhecer mais a realidade dos nossos jovens, e com isso implementar projetos que possam melhorar a vida individual e em comunidade. Desta forma, atividades como reuniões com pais, palestras, cursos de motivação, acompanhamento individualizado a cada situação apresentada, são práticas realizadas por todos os que atuam na Casa de Vovó Dedé. São ações assistenciais constantes quando detectadas, e têm um caráter sustentável.

Desse modo, pelo diálogo, pelo acompanhamento e pela ação, buscando reduzir as situações adversas, a Casa de Vovó Dedé realiza sua premissa original e mais importante: influir de modo positivo no ambiente social mais inóspito de nossos assistidos.

Segurança Alimentar

A Casa de Vovó Dedé sabe que a alimentação é uma questão prioritária no desenvolvimento humano. Junto ao suporte alimentar fornecido pela Casa aos seus alunos, o provimento à comunidade do entorno é considerado prioritário. Internamente, alunos e professores têm alimentação criteriosamente supervisionada por nutricionistas e profissionais de larga experiência no preparo de lanches e refeições. Na Casa, esse suporte alimentar é dado em cinco momentos diversos: café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche vespertino e sopa ao final do dia. Para sua elaboração são considerados rigorosos critérios, tais como: a escolha de alimentos considerando valores nutricionais, a modalidade de cozimento, a escala de fornecimento e a variedade de produtos.

A Casa promove a segurança alimentar através do fornecimento de alimentação balanceada, objetivando nutrição adequada para o desenvolvimento necessário. Ações como a distribuição de cestas básicas mensais, aos idosos cadastrados, tem uma função substancial na alimentação de muitas famílias.

Inclusão

O processo de inclusão social, urgente nas relações deste século, é amplamente contemplado pela Casa de Vovó Dedé, independentemente do tipo de dessemelhança. É a partir da imparcialidade em todos os sentidos que garantimos uma sociedade mais justa. Não há exceções na exigência de respeito ao ser humano. A Casa recebe todos os seus frequentadores considerando apenas a sua individualidade, entendendo perfeitamente que somos todos uma só raça: a humana. A preocupação com a inclusão permeia todos os setores da instituição, desde as instalações físicas apropriadas, até a capacitação dos profissionais que lidam diariamente com os assistidos.

Sendo assim, capacita os que recebem os alunos para, de modo equitativo, fazê-los sentir que é a sua capacidade cultural e emocional o grande elemento requerido. Nenhuma opção de vida é excluída do nosso convívio.